Pages

Subscribe:

27 de novembro de 2011

Vitamina B12: Todo vegano precisa suplementar


No bate-papo sobre crianças veganas, no 1° Festival Vegetariano do ABC, um dos ouvintes não perdia a oportunidade de acrescentar alguma informação sobre a substituição correta dos alimentos na dieta vegetariana. Seu nome é Vinícius Leati, estudante de Nutrição na USP. VEGANO perguntou se ele aceitaria conceder uma entrevista. Além de explicar tudo sobre suplementação da vitamina B12, Leati deu três dicas que estão no fim dessa entrevista.

VEGANO - Qual a importância da suplementação de B12 para a dieta vegetariana?
Leati: A vitamina B12 é importante porque atua no sistema nervoso e na formação de sangue. No caso de deficiência, pode haver a anemia megaloblástica. Normalmente temos essa vitamina estocada e a perda diária é muito pequena, então sua deficiência pode levar um tempo para ocorrer. Como a quantidade em estoque é diferente para cada pessoa, o tempo para surgir a deficiência, caso não haja ingestão da vitamina, pode variar. Por isso é importante fazer exames para avaliar o nível de B12. O exame de “B12 sérica” isoladamente não é suficiente, o melhor é também fazer o de homocisteína, porque, se você tiver deficiência de B12, o nível de homocisteína aumentará.

VEGANO - Então são dois exames?
Leati: O melhor é fazer os dois exames. Na verdade, o melhor seria fazer também o ácido meltilmalônico, que é mais específico, mas seu custo é muito alto e nem todos podem fazê-lo. Normalmente com a B12 sérica e a homocisteína já é possível fazer o diagnóstico. Se a B12 estiver baixa e a homocisteína elevada, a probabilidade de haver deficiência é alta. O mais importante é você procurar um profissional da saúde, pode ser um nutricionista ou nutrólogo, que são profissionais diferentes, mas para avaliar exames bioquímicos qualquer um pode ser procurado. O hemograma completo também é necessário, porque caso haja anemia megaloblástica, é através dele que se faz o diagnóstico. Fazendo junto a B12 e a homocisteína, será possível saber se a causa da anemia é mesmo a deficiência de B12.

VEGANO - Dos exames que você falou, tem algum mais eficaz?
Leati: O ácido metilmalônico. Porém, como eu disse, seu custo é alto. O ideal é fazer a B12 e a homocisteína juntos.

VEGANO - Então uma pessoa que decida ter uma dieta vegetariana deve procurar um nutricionista?
Leati: É importante procurar um profissional, não que a alimentação vegetariana seja um problema, mas nós temos um padrão diferente de alimentação, e as informações, até mesmo na faculdade de nutrição, muitas vezes são de má qualidade. O padrão vegetariano pode variar muito. Por exemplo, um ovolactovegetariano que come muito ovo, leite e derivados e um ovolactovegetariano que só come leite e ovos quando estão na receita dos bolinhos e no brigadeiro da festa. Ambos são ovolactovegetarianos, mas o padrão alimentar dos dois é muito diferente, o café-da-manhã, almoço e jantar podem ser refeições totalmente distintas.

VEGANO - Você chegou a citar o café da manhã, o almoço e o jantar. É importante os vegetarianos respeitarem as refeições?
Leati: Não só os vegetarianos. Ter um hábito alimentar regular é importante para todos nós. Além de regular o metabolismo em relação ao gasto energético, distribuir mais a frequência das refeições pode melhorar absorção muitos nutrientes porque, vamos supor, você faz três refeições por dia. Você precisa absorver certa quantidade de cálcio, ferro, zinco etc. Quanto mais refeições você fizer, mais chances de absorver os nutrientes seu organismo terá. Mas também não precisa achar que agora você terá que fazer várias refeições ao longo do dia porque você só costuma fazer 3, até porque é importante também o que você come, não só quantas refeições faz por dia. Um nutricionista pode te ajudar com isso, avaliar se seria melhor distribuir mais as refeições, fazer alguma troca no que você come etc.

VEGANO - Você pode voltar a explicar a questão, discutida na palestra, que a vitamina B12 é produzida por bactérias?
Leati: A vitamina B12 é produzida por bactérias, porém não sabemos o quanto de B12 estamos ingerindo ao comer um alimento com essas bactérias. No caso do vegetariano, as únicas fontes de B12 são os alimentos fortificados, mas ainda assim a maneira mais segura é suplementar.

VEGANO - Então se uma pessoa consome leite de soja e cereais fortificados também precisa fazer suplementação?
Leati: Depende, mas é mais provável que sim, porque não há garantias de que a pessoa consegue consumir o necessário todos os dias. O melhor é procurar um profissional que irá avaliar a ingestão de B12 através desses alimentos, junto com uma avaliação dos exames bioquímicos. Caso a pessoa não seja acompanhada por um profissional, o melhor é suplementar.

VEGANO - E se a pessoa procurar um profissional que pense que a dieta vegetariana não é boa?
Leati: Eu, por exemplo, cansei de ir em endócrino para pedir exame de sangue e ouvir um monte de besteira. A questão é que, como eu estou me tornando um nutricionista, eu já sei algumas coisas com mais segurança. Eu leio bastante artigo científico aos quais tenho acesso na faculdade, então quando chego ao consultório tenho muitas armas contra os profissionais que não acreditam na dieta vegetariana. O importante é se informar em fontes seguras e acreditar no seu ideal.

Outras dicas de Leati: 
  • O nome da minha nutricionista é Daniela Miranda, que atende na rua Apinajés, em Perdizes.
  • A Ana Ceregatti é uma nutricionista muito competente, atende em consultório e atualmente escreve na revista dos vegetarianos. Ela atende na Av. Paulista, é só buscar o site dela: www.anaceregatti.com.br.
  • Existe um suplemento vegano chamado Veganicity. Custa R$ 76 mas dura muito tempo, pois só precisa tomar duas cápsulas por semana.

0 comentários:

Postar um comentário